Palácio 12 de Outubro

• Publicado em: 03/09/2018 às 15:45   |   Imprimir

Palácio 12 de Outubro

O Palácio 12 de Outubro, localizado na Rua Manoel Ferreira Antunes, nº188, no centro de Bossoroca/RS, é o espaço destinado à realização das Sessões Ordinárias que acontecem na primeira e terceira segunda-feira, às 18 horas. Também é destinado à realização das Sessões Extraordinárias e reuniões dos parlamentares.

HISTÓRIA

No dia 15 de novembro de 1968 ocorreu a primeira eleição para Vereadores do município de Bossoroca. Naquele dia foram eleitos, Lúcia Marília Coimbra Marques, Orestes Lazarin Andres Wesz, Manoel Vargas Loureiro e Irineu Cardinal Torres, representando a Aliança Renovadora Nacional – ARENA, Joaquim Alfredo Cardinal Oliveira, Valeriano Fabrício do Nascimento e Setembrino Alves da Silva, pelo partido do Movimento Democrático Brasileiro – MDB. A posse oficial desses Vereadores aconteceu no dia 31 de janeiro de 1969, tendo como local, o salão nobre da Prefeitura Municipal, onde também foram empossados o primeiro Prefeito Municipal, João Luiz Nascimento, e seu Vice Aníbal Padão Dorneles.Esta sessão solene foi presidida pela Vereadora eleita Lúcia Marília Vieira Marques, que foi a primeira Presidente da Câmara de Vereadores de Bossoroca.
Pela ausência de um local próprio, as sessões iniciais da Câmara eram realizadas nas dependências da Prefeitura. Mais tarde, com a construção da nova sede do Governo Municipal, as sessões foram transferidas, temporariamente, para uma sala do Edifício Dutra. Em 1985, a sede da Câmara mudou-se novamente, e ficou instalada onde hoje, encontra-se o Museu Municipal.

Em 12 de outubro de 1988, foi inaugurado o prédio oficial, onde ela encontra-se atualmente. Nesta oportunidade, o Presidente da Câmara de Vereadores era o Srº. João de Deus Medeiros.