ESCLARECIMENTOS

Eu, Vereador Albenei Rosa Carvalho, atual Presidente do Poder Legislativo de Bossoroca:

Venho manifestar-me acerca das malfadadas colocações em rede social, dirigidas aos Vereadores e Câmara, publicadas por coordenador, assessor e secretária, o que faço nas seguintes linhas:

Primeiramente, com base em dados, cumpre ressaltar a importância do Poder Legislativo ao Nosso Município, o que se comprova com a informação de que em dois anos a atual legislatura destinou 1 milhão em projetos à comunidade, isso inclui o encaminhamento de R$ 400 mil ao Executivo, sendo R$ 200 mil para compra de uma ambulância; R$ 150 mil para auxílio na compra de uma moto-niveladora; R$ 50 mil para iluminação do Campo de futebol, dentre outros repasses.

São resultados de reuniões e discussões com as comunidades, resultado do Projeto Câmara Itinerante, democrático e de belíssima iniciativa dessa Legislatura que consiste em Ouvir a comunidade!

Ressalto que depois de também ouvido o Executivo, esses recursos foram repassados para investimentos nas áreas definidas.

E ainda, sob forma de participação/contribuição com o Projeto Badesul, o Poder Legislativo informou o repasse do valor de R$ 400 mil, isso na preocupação em atingir o maior número possível de beneficiados com o projeto, bem como o bom investimento do dinheiro público.

Não poderíamos deixar de trazer ao conhecimento dos autores de críticas, eis que mal informados, que criada, nessa mesma legislatura, um espaço na Câmara – Casa do Povo – chamado Câmara net, destinado ao público em geral, com computadores, acesso à internet, especialmente aos estudantes, de modo a ofertar o acesso àqueles que não o tem.

Além de outros tantos progressos que poderíamos elencar aqui, e de muitos que ainda serão realizados, ressalto que é imprescindível a saída dos vereadores do Município, tanto para aperfeiçoamento quanto para buscar recursos, emendas, reivindicações, buscas incessantes para o avanço do nosso Município, vez que Bossoroca depende do Legislativo para progredir!

Expressando em números, em 2017 foram votados 130 Projetos do Executivo, desses apenas 4 foram rejeitados, já em 2018, foram 89 projetos recebidos do Executivo e apenas 2 rejeitados, o que demonstra que o Legislativo está empenhado em contribuir no desenvolvimento do nosso Município.

Os Vereadores nos anos de 2017 e 2018, gastaram em viagens a Porto Alegre e Brasília, em audiências com Deputados, Ministros, Governador, Secretários de Estado, o valor de R$ 159.873,44 mil reais, contudo, conquistaram com as viagens através de Emendas Parlamentares e projetos encaminhados pelos vereadores, o valor de 3 milhões e 150 mil reais!

Isso prova que permanecer dentro e um gabinete não traz recursos, conhecimento, melhorias, nem qualquer outro progresso para Bossoroca.

Enfim, as informações acima são para todos os cidadãos, vez que o Legislativo presta contas dos seus gastos, todos realizados de modo lícito, transparente! E também cobra do Poder Executivo explicações, a exemplo do pedido de informação nº. 06/2019, quando questionamos se houve ressarcimento ao Município dos valores referente aos produtos desviados do Projeto da Creche Sonho Meu e Conviver apontados pelos relatórios da CPI que apurou os fatos de desvio de produtos alimentícios desse órgão.

A resposta foi que foram localizados os processos executivos fiscais de dois servidores, resultado processo nº 034/1.160002040 – dívida de R$ 76.391,45, e outro nº. 034/1.11.0002102-3 – dívida de R$41.927,92... resultado do absurdo “desvio da merenda”!

Isso é resultado de relatório elaborado pelo servidor Albenei, mesmo vereador que aqui subscreve, tudo embasado em provas.

E ainda, trago ao conhecimento público, o fato de que um dos envolvidos, ingressou com ação judicial para tentar anular procedimento administrativo que culminou com a apuração de responsabilidade do mesmo pelo ressarcimento de parte dos danos causados ao erário, o que não foi concedido! Prevaleceu o justo, ou seja, prejudicado o erário público, tem que ressarcir!

Enfim, o que esperamos é que o executivo conduza tais execuções dos valores de modo que realmente dê efetividade às decisões administrativas e judiciais!!! Que seja ressarcido o “prejuízo”.

Por último, gostaria de informar, que ao fazer referência a “desratização” da câmara, os autores das críticas estão cometendo crime de injúria, chamando a todos de ratos, o que demanda providências na esfera criminal.

Assim, ficam destituídas as afirmações falaciosas a respeito das atividades do Legislativo, o qual exige ser respeitado, eis que cumpre seus deveres com transparência, democracia e acima de tudo, responsabilidade, dando seguimento aos trabalhos que vem desenvolvendo, de modo que críticas infundadas não irão abalar nossos trabalhos e ações!